Pular para o conteúdo principal

Como é formado os solos

O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da Terra e é formado a partir da desagregação das rochas. Ela é composta principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, água, ar e organismos vivos de todas as que interagem lentamente ainda constantemente.
A maioria das plantas obtem os seus nutrientes do solo elas são a principal fonte de alimento para os seres humanos, animais e pássaros.Portanto, a maioria dos seres vivos na terra dependem do solo para a sua existência.
O solo é um recurso valioso que precisa ser cuidadosamente gerido, uma vez que é facilmente degradado. Se entendermos o  solo e controlá-lo corretamente, vamos evitar a destruição de um dos blocos de construção essenciais de nosso meio ambiente e nossa segurança alimentar.
Perfil do solo, mostrando as diferentes camadas ou horizontes.
Perfil do solo, mostrando as diferentes camadas ou horizontes.

O perfil de solo

Como solos desenvolveram ao longo do tempo, as camadas (ou horizontes) formam um perfil do solo.
A maioria dos perfis de solo é composto por - solo e subsolo .
Horizontes do solo são as camadas do solo como você se move para baixo do perfil do solo. Um perfil do solo pode ter horizontes do solo que são fáceis ou difíceis de distinguir.
A maioria dos solos apresentam três horizontes principais:
  • A horizonte -humus-rico solo onde nutrientes, matéria orgânica e atividade biológica são mais altos (ou seja, a maioria das raízes das plantas, minhocas, insetos e microrganismos estão ativos). O horizonte é geralmente mais escura do que outros porque horizontes dos materiais orgânicos.
  • B horizonte subsolo rico em argila. Esse horizonte é muitas vezes menor do que o solo fértil, mas detém mais umidade. Ele tem geralmente uma cor mais clara e menos atividade biológica do que o horizonte A. Textura pode ser mais pesado do que o horizonte A  também.
  • C horizonte -Subjacente a  rocha alterada (a partir do qual os horizontes A e B formam).
As propriedades dos horizontes são usadas para distinguir entre solos e determinar o potencial de uso da terra.

Fatores que afetam a formação do solo

Formas de solo de forma contínua, mas lentamente, a partir da quebra gradual de rochas através de intemperismo. Intemperismo pode ser um processo biológico, físico, químico :
  • intemperismo físico-quebra de rochas a partir do resultado de uma ação mecânica. As mudanças de temperatura, abrasão (quando as rochas colidem umas com as outras) 
  • intemperismo químico-discriminação das rochas por meio de uma mudança em sua composição química. Isso pode acontecer quando os minerais dentro de rochas reagem com a água, o ar ou outros produtos químicos.
  • intemperismo-o biológico desagregação das rochas pelos seres vivos. Animais.Fissuras  ajudam a  água e o ar entrar na rocha, e as raízes das plantas podem crescer em fissuras na rocha.
O acúmulo de material através da ação da água, do vento e da gravidade também contribui para a formação do solo. Estes processos podem ser muito lento, levando muitas dezenas de milhares de anos. Cinco principais fatores que interagem afetar a formação do solo:
  • Material de origem = minerais que formam a base do solo
  • organismos vivos= que influenciam a formação do solo
  • clima = que afetam a taxa de intemperismo e decomposição orgânica
  • topografia = grau de inclinação afetando drenagem, erosão e deposição
  • Tempo= propriedades do solo que influenciam a tempo.
As interações entre estes fatores produzir uma infinita variedade de solos em toda a superfície da terra.

Materiais de origem

Minerais do solo formam a base do solo. Eles são produzidos a partir de rochas (material de origem) através dos processos de intemperismo e erosão natural. Água, vento, mudança de temperatura, a gravidade, a interação química, organismos vivos e as diferenças de pressão todos ajudar a quebrar material de origem.
Os tipos de materiais de origem e as condições em que elas se quebram irá influenciar as propriedades do solo formada. Por exemplo, os solos formados a partir de granito são muitas vezes arenoso e inférteis ao passo que basalto em condições úmidas quebra para formar férteis, solos argilosos.

Organismos

A formação do solo é influenciada por organismos (tais como plantas), microrganismos (tais como bactérias ou fungos),  insetos, animais e seres humanos.
Como formas de solo, plantas começam a crescer nele. As plantas maduras, morrem e novas tomam seu lugar. As suas folhas e raízes são adicionados ao solo. Os animais comem as plantas e os seus resíduos e, eventualmente, os seus corpos são adicionados ao solo.

Clima

A temperatura afeta a taxa de intemperismo e decomposição orgânica.Com um clima mais frio e seco, esses processos podem ser lento, mas, com o calor e umidade, eles são relativamente rápida.
Precipitação dissolve alguns dos materiais do solo e mantém os outros em suspensão. A água carrega ou lixivia estes materiais para baixo através do solo. Ao longo do tempo, este processo pode alterar o solo, tornando-o menos fértil.

Topografia

A forma, comprimento e grau de inclinação afeta a drenagem. O aspecto de uma encosta determina o tipo de vegetação e indica a quantidade de chuva recebida. Estes fatores de alterar a forma solos .
Os materiais do solo são progressivamente deslocado no interior da paisagem natural pela ação da água, a gravidade e do vento (por exemplo, as fortes chuvas corroer solos das montanhas para as áreas mais baixas, formando solos profundos). Os solos deixados em morros íngremes são geralmente rasas. Solos transportados incluem:
  • aluvial (água transportada)
  • colluvial (gravidade transportados)
  • (transportados vento) solos Eólias.

Tempo

Propriedades do solo pode variar dependendo de quanto tempo o solo foi resistido.
Os minerais de rochas são ainda resistido para formar materiais tais como argilas e óxidos de ferro e de alumínio.
Fonte:Adaptado e traduzido de www.qld.gov.au

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a