Pular para o conteúdo principal

2016 é Ano Internacional das Leguminosas

2016 foi declarado Ano Internacional das Leguminosas (AIL) pela 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, tendo a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) sido nomeado para facilitar a execução das atividades, em colaboração com os governos, organizações relevantes, organizações não-governamentais e demais partes interessadas.
O AIL 2016 visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição.
O ano irá criar uma oportunidade única para incentivar conexões de toda a cadeia alimentar de forma a melhor utilizar estas proteínas de origem vegetal, aumentar a sua produção a nível mundial, utilizar melhor as rotações de culturas e enfrentar os desafios do comércio de leguminosas.
As leguminosas são grãos secos para consumo tais como lentilha, feijão, ervilha e grão de bico, constituem uma fonte vital de proteínas de origem vegetal e aminoácidos para consumo humano e fazem parte de uma dieta saudável.
O seu consumo ajuda a tratar a obesidade, assim como a prevenir e controlar doenças crónicas tais como a diabetes, problemas cardiovasculares e cancro.
As leguminosas também são uma importante fonte de proteína à base de plantas para os animais e têm propriedades fixadoras de nitrogénio que podem contribuir para aumentar a fertilidade do solo, com um impacto positivo sobre o meio ambiente.
Veja o vídeo (em Inglês) sobre a importância das leguminosas

Postagens mais visitadas deste blog

15 APLICATIVOS AGRÍCOLAS ÚTEIS E IMPERDÍVEIS PARA BAIXAR

JetBov. Rebanho e gestão de fazenda. Startup da cidade de Joinville e acelerada pela ACE, a empresa tem um aplicativo para coleta de informações sobre rebanho e gestão de fazendas. Possibilita controlar todas as etapas do manejo reprodutivo de forma simples e também auxilia na gestão de custos de nutrição, pasto e confinamento. Disponível para web, Android e Apple.Agri Precision.Agricultura de precisão. Ele faz as funções de um GPS de mão, ajudando a mapear áreas de amostragem de solo e fornecendo dados do terreno. Entre seus recursos estão o cálculo da área e cadastramento do talhão e preparação de tabelas, geração do contorno do talhão, navegação ponto a ponto. Voltado a técnicos, assistentes, grande s e pequenos agricultores.Imaflora. Simulador do novo Código Florestal. O programa simula as normas da LEI Florestal (Código Florestal) em imóveis rurais. O aplicativo indica excedente ou déficit de floresta e os tipos de floresta que devem passar por restauração. Funciona da seguinte f…

Como é formado os solos

O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da Terra e é formado a partir da desagregação das rochas.Ela é composta principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, água, ar e organismos vivos de todas as que interagem lentamente ainda constantemente. A maioria das plantas obtem os seus nutrientes do solo elas são a principal fonte de alimento para os seres humanos, animais e pássaros.Portanto, a maioria dos seres vivos na terra dependem do solo para a sua existência. O solo é um recurso valioso que precisa ser cuidadosamente gerido, uma vez que é facilmente degradado.Se entendermos o  solo e controlá-lo corretamente, vamos evitar a destruição de um dos blocos de construção essenciais de nosso meio ambiente e nossa segurança alimentar. Perfil do solo, mostrando as diferentes camadas ou horizontes. O perfil de soloComo solos desenvolveram ao longo do tempo, as camadas (ou horizontes) formam um perfil do solo. A maioria dos perfis de solo é composto por - solo e subs…

OS BENEFÍCIOS DA REDE EM CITROS

POR QUE USAR ?Para produzir laranjas sem sementes de alta qualidade. POR QUE PRODUZIR LARANJAS SEM SEMENTES?Maior valor, melhorando o retorno de sua safra. A polinização cruzada por abelhas em culturas de citros causa sementes em laranjas de casca fácil.  As laranjas sem sementes são obtidas usando uma rede de polietileno de malha fina para cobrir inteiramente linhas de laranjas.  INSTALANDO E REMOVENDO REDESAs redes são aplicadas antes da floração. O melhor cenário para a aplicação de compensação é após a colheita e antes da floração. A máquina coloca redes sobre as fileiras e as bordas da rede são mantidas para baixo com sujeira em trincheiras. Quando a floração termina, as redes são levantadas das árvores e enroladas na máquina. CONCLUSÃOA rede tem sido comprovada para parar a polinização cruzada, resultando em laranjas sem sementes, protegendo seu investimento e obtendo o melhor valor para sua safra.